Escritório de Processos

É uma unidade complementar da Superintendência Central de Transformação da Gestão Pública , criada em 2011. Tem como missão a disseminação da Gestão por Processos nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, com o objetivo de apoiar a evolução da maturidade da gestão pública, para entrega de valor ao cidadão.

Têm como produtos a Otimização de Processos, a Implantação de metodologia de Gestão por Processos e a Disseminação da cultura de Gestão por Processos.

Otimização de Processos (Mapeamento e Redesenho)

Aperfeiçoamento dos processos organizacionais para melhoria da performance (eficiência e eficácia operacional) por meio de cooperação técnica entre a Gerência de Escritório de Processos e a organização interessada, utilizando a metodologia descrita no Manual de Gestão por Processos do Escritório de Processos.

Implantação de metodologia de Gestão por Processos (Projeto de Gestão por Processos)

Identificação das atividades da organização, dispostas de maneira categorizada e hierarquizadas em forma de processos (Arquitetura de Processos e Cadeia de Valor), alinhamento destes processos com a estratégia organizacional e a otimização de um processo visando a transferência de conhecimento técnico e metodológico à equipe da organização, por meio de cooperação técnica entre a Gerência de Escritório de Processos e a organização interessada.

Disseminação da cultura de Gestão por Processos

Apresentação da metodologia descrita no Manual de Gestão por Processos do Escritório de Processos e assuntos relacionados ao tema “Gestão por Processos”, por meio de cursos, seminários, palestras, boletins informativos e visitas técnicas.