Transformação da Gestão Pública

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A confiança nas instituições públicas e a satisfação com os serviços públicos

É fundamental repensar a atuação pública goiana para que ela resgate seu propósito original que é o de servir e entregar valor ao cidadão. Nesse contexto, inovar já não é uma opção. É uma questão de sobrevivência, pois a sociedade exige uma nova atuação governamental. E como estratégia de sobrevivência, o Estado de Goiás criou uma nova política para nortear o atendimento ao cidadão, a qual é orientada pela Jornada de Transformação dos Serviços Públicos, um modelo que tem como objetivo principal promover uma gestão integrada e simplificada para entregar valor ao cidadão, reduzir gastos, amadurecer a gestão dos órgãos e entidades estaduais, ampliar a acessibilidade na prestação de serviços através do digital e resgatar a confiança do cidadão no serviço público.

Pessoas devem ser o foco. Equipes e organizações precisam promover o seu desenvolvimento contínuo e a criação de processos integrados, que possibilitem ao máximo a formação de uma cultura organizacional dinâmica, colaborativa e voltada a resultados. Aprimorar habilidades e competências e promover o aprendizado coletivo são fundamentais para a sobrevivência das instituições públicas. Pesquisas divulgadas pela Secretaria do Governo Digital do Ministério da Economia mostram que crescimento de 1% em governo digital gera mais de 0,5% de crescimento no Produto Interno Bruto. Consequentemente, as rápidas transformações na sociedade proporcionadas pelo ambiente digital sem dúvidas impõem novos desafios à atuação do governo. Assim, estratégias bem definidas podem potencializar ainda mais o papel do governo, principalmente, se ele assumir o protagonismo como habilitador e facilitador dessa transformação digital, na capacitação da sociedade para essa nova realidade e na atuação do Estado como prestador de serviços e garantidor de direitos.

Assim, simplificar a prestação do serviço no setor público, redesenhar serviços, promover a sinergia entre os diferentes entes públicos, fomentar um ambiente propício à inovação, dar transparência e publicidade na execução do serviço público, entre outras iniciativas, são passos urgentes e fundamentais para tal transformação. E Goiás acordou para isso. É importante destacar que trata-se de uma iniciativa integrada, envolvendo as Secretarias parceiras: Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação e Secretaria de Estado da Casa Civil. Sem dúvidas, tal intersetorialidade fortalece a Jornada de Transformação dos Serviços Públicos e a torna capaz de resolver as três maiores crises que temos no governo do Estado de Goiás: a crise fiscal, de qualidade de serviços e de confiança nos governos. Se as instituições públicas não se aterem para a necessidade de terem equipes qualificadas para a mudança que o contexto atual pede e se não aderirem a essa Jornada a tendência é que o governo deixe de existir, simplesmente porque ele naturalmente perderá a capacidade de fazer entregas e atender às expectativas da sociedade.

Esse material produzido pela SEAD visa orientar os órgãos e entidades públicas interessadas na Jornada de Transformação dos Serviços Públicos, oferecendo o passo a passo sobre as fases e as ferramentas disponíveis para as mudanças. Apresenta ainda um conjunto de ferramentas e métodos distribuídos em 10 passos integrados, que darão suporte aos órgãos e entidades do governo para que promovam a transformação dos serviços públicos, orientados pela perspectiva dos cidadãos e empresas, buscando a simplificação e a oferta de serviços por meio de canais digitais.