Desafio de modernizar a gestão pública pauta discussões do Fórum Conjunto Consad/Conseplan

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Administração – SEAD, indicou a Superintendente Executiva de Gestão, Lara Garcia Borges Ferreira, para representar o Estado no Fórum conjunto do Conselho Nacional de Secretários de Administração (CONSAD), e do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (CONSEPLAN). A superintendente Lara Borges representou o secretário Pedro Sales. O encontro aconteceu nos dias 6 e 7 de junho, em Manaus.

Autoridades dos 23 estados discutiram soluções para as problemáticas encontradas nos governos estaduais e compartilharam experiências que contribuam para a construção de uma agenda concomitante para o aprimoramento da gestão pública. A principal vertente do encontro foi a busca para equacionar uma questão fundamental da nova administração pública: modernizar a estrutura governamental, desburocratizar processos e tornar os serviços prestados aos cidadãos mais eficientes em meio a um cenário de restrição orçamentária do país. 

A Superintendente Executiva de Gestão, Lara Garcia Borges Ferreira, apontou a palestra "Futuro da Gestão Pública e a Transformação Digital" como uma das mais interessantes do seminário, principalmente por abordar temáticas em que o Estado tem sido protagonista: modernização, desburocratização e transformação digital. “Goiás está no caminho certo, estamos bastante alinhados com o trabalho em desenvolvimento pelo Governo Federal”, relatou Lara.

Fórum Conjunto Consad/Conseplan

De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estados de Administração (Consad) e secretário de Estado de Administração, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques Santos, o Consad busca expandir sua atuação nas políticas de gestão dos estados, modernizando e tornando mais eficiente a administração, sem deixar de reconhecer as diferenças culturais e econômicas de cada região.

A presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), Cíntia Lima, que representa o Governo do Maranhão, destacou o quadro de dificuldades financeiras por que passam quase todos os Estados e a necessidade de avaliação do projeto Mansueto, que leva os governos a se adequarem a normas, muitas delas restritivas.

Comunicação Setorial SEAD (com informações da Ascom SEAD/AM)