Processos e Downloads


O Escritório de Projetos


Boas Práticas e Princípios


Equipes, Papéis e Responsabilidades


Controle e Monitoramento


Governança e Ciclo de Monitoramento


Processos e Downloads


Escritório de Projetos Setoriais

 

processos metodologia

 

A metodologia é composta por uma série de processos e para cada um deles são descritos seu objetivo, entradas, atividades e correspondentes saídas.

 

gerir projeto
Conheça o processo de Gerir Projetos.

 

gerir projeto
Conheça o processo de Implantar Escritório de Projetos Setorial.

 

Plano de Ação do Projeto - PAP

O objetivo maior dos processos de planejamento é a elaboração do Plano de Ação do Projeto (PAP). A base para o planejamento é a definição do escopo, indicando o que vai ser entregue. Com base no escopo é possível planejar os prazos e os custos para a execução do trabalho.

O PAP registra o planejamento previsto do projeto e é elaborado após autorização formal do TAP. O responsável indicado pelo Órgão deve elaborar o Plano de Ação do Projeto para aprovação do Líder do Programa, e posterior execução das etapas definidas.

Este documento contempla o cronograma do projeto, o escopo (etapas/atividades), prazos, custos para cada etapa, também informações como qual o responsável pela atividade (recurso humano), riscos identificados e para aquelas que contêm custo, qual a fonte de recurso será utilizada. O Plano de Ação do Projeto pode conter ainda informações do Plano de Comunicação do projeto, definindo qual informação é mais apropriada para atender as expectativas do stakeholder, o formato mais efetivo das mensagens e sua forma de entrega. É um instrumento de extrema importância para o gerenciamento da execução do projeto, visto que este informa e delimita as ações para a entrega do produto final à sociedade.

Na Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Estado, os elementos do Plano de Ação do Projeto podem ser preenchidos em planilha ou na ferramenta de gerenciamento de projetos (EPM).

Para a elaboração do Cronograma do Projeto, a Instrução de Trabalho – IT_CRONOGRAMA poderá servir como base de orientações (Anexo).

Uma das ferramentas utilizadas para auxiliar o processo de planejamento é a dinâmica do PROJECT MODEL CANVAS (documento Anexo – Instrução de Trabalho - IT_PM CANVAS).

 

Downloads