Decreto estabelece Portal Goiás Digital como canal oficial de serviços on-line

O decreto 9.668, publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (29), instituiu oficialmente o Portal Goiás Digital (www.go.gov.br) como canal central de acesso aos atendimentos digitais oferecidos pelo Governo do Estado. O regramento determina ainda que todos os órgãos estaduais revisem suas Cartas de Serviços, documento que contém todos os atendimentos ofertados pelo Estado. 


O portal, resultado de uma parceria entre Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), foi lançado em março de 2020 e disponibiliza uma quantidade expressiva de serviços digitalizados aos cidadãos. A iniciativa faz parte do compromisso do Governo estadual de modernizar os atendimentos, sobretudo em meio à pandemia da Covid-19, em que é necessário diminuir a circulação de pessoas para combater a propagação do vírus.

O mapeamento, que resultou na elaboração da Carta de Serviços, passará por uma revisão a partir desta segunda-feira (1°) e contará, mais uma vez, com a participação de todos os órgãos da Administração Pública Estadual. O trabalho é coordenado pela Subsecretaria de Administração e Desburocratização da Gestão Pública, por meio da Superintendência Central de Transformação da Gestão Pública. O intuito é tornar a Carta ainda mais clara para o cidadão, com revisão de linguagem e reavaliação de etapas.

Outra fase contemplada pelo decreto é a identificação dos serviços que apresentam viabilidade de serem digitalizados de imediato, ou que necessitam de pequenas alterações para migrarem para o formato on-line. A plataforma já conta com mais de 50 serviços ofertados desta maneira, evidenciando o avanço da gestão na desburocratização e simplificação dos serviços.  


O trabalho, iniciado em 2019, demonstra o olhar atento do Estado na melhoria constante dos serviços, e já apresenta resultados substanciais. Mais do que digitalizar, o governo pretende simplificar os atendimentos por meio de plataformas digitais, assegurando ao cidadão goiano mais conforto e agilidade no suporte para realização das suas demandas.

Secretaria de Estado da Administração - Governo de Goiás