Democratização do atendimento ao cidadão goiano é destaque na Revista do Consad

Facilitar o acesso aos serviços públicos do Estado com inovação e qualidade é uma das prioridades na gestão do governador Ronaldo Caiado. A administração moderna e eficiente de Goiás têm sido exemplo em todo o país. Na última edição digital da Revista do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad), publicada no dia 11 de novembro, a democratização dos serviços públicos da gestão do Governo de Goiás recebeu destaque. 

Em entrevista, o secretário de Estado da Administração, Bruno D’Abadia, sublinhou as principais ações de transformação digital dos serviços e o aprimoramento das gerências e setores como de compras públicas, patrimônio e atendimento ao público.

O lançamento do portal Goiás Digital, realizado em março deste ano, também foi um dos pontos de abordagem na Revista. O programa possibilitou que mais de 100 serviços fossem disponibilizados 100% on-line. Além de facilitar o acesso dos cidadãos aos atendimentos estaduais, o Goiás Digital viabilizou comodidade e segurança aos goianos, sobretudo em período pandêmico em que o isolamento social tornou-se uma medida de prevenção do Governo à contaminação pelo novo coronavírus. 

Leia a reportagem na íntegra:

Goiás democratiza o acesso da população aos serviços públicos

Modernizar, simplificar a gestão dos serviços e multiplicar os canais de atendimento para bem-servir ao cidadão são prioridades do governador de Goiás Ronaldo Caiado. Muito já foi feito desde janeiro de 2019 para tornar o Estado mais dinâmico. Recentemente o Governo de Goiás deu mais um passo nesse sentido, ao instituir a Política Estadual de Atendimento ao Cidadão e criar o Programa Simplifica Goiás. Aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa, a iniciativa estabelece um modelo único de prestação de serviços para todo o Estado. 

O Programa Simplifica Goiás e a Política de Atendimento ao Cidadão ampliam canais de relacionamento com o usuário em unidades presenciais, balcões de atendimento, terminais de autoatendimento, sítios eletrônicos, aplicativos, mídias sociais, centrais telefônicas ou qualquer outro meio que permita à população fazer solicitações e obter informações sobre serviços públicos ofertados pelo Governo.

Com a proposta, o Estado reconhece as atividades de atendimento ao cidadão como atribuições primordiais de toda a administração pública estadual, solidificando a determinação do chefe do Executivo de propor soluções que dialogam com as necessidades da população. A agenda de transformação dos serviços, juntamente à promoção de gestão integrada e simplificada da administração, são prioritárias e evidenciam o propósito do governador de elevar Goiás ao modelo de gestão que cumpre a finalidade de servir ao cidadão com transparência e qualidade.

Entre outros avanços, o Programa prevê a criação do Conselho de Usuários dos Serviços Públicos do Estado de Goiás, mais uma ferramenta para assegurar que os atendimentos sejam realizados de maneira ágil e descomplicada. Com a transformação em curso, principalmente por intermédio da integração com plataformas digitais, o Estado reduzirá gastos e dará mais um passo na racionalização da máquina administrativa, evidenciando o zelo com o dinheiro do contribuinte.

O secretário da Administração de Goiás (Sead-GO), Bruno D'Abadia, frisa que o Simplifica Goiás congloba estrategicamente as ações de todas as pastas, endossando o aperfeiçoamento da gestão e da prestação de serviços pelos órgãos estaduais. O titular da Sead esclarece que o formato será monitorado anualmente por meio dos Indicadores de Maturidade da Gestão e dos Serviços, que funcionarão como norteadores para que os órgãos estejam alinhados as ações propostas pela estrutura central de gestão do Estado, que engloba compras públicas, patrimônio, atendimento ao público, digitalização dos serviços, entre outros.  

Bruno D’Abadia reiterou o compromisso do governador de inaugurar um novo formato de atendimento ao cidadão, sem burocracia e mais moderno. “Estamos fortalecendo a política do governo de desburocratizar e simplificar o acesso dos goianos aos serviços estaduais. É mais um passo rumo à desburocratização, integração e à modernização da forma de o Estado se relacionar com os usuários, com os cidadãos”, completou.

Goiás Digital

Na seara da digitalização dos serviços, o advento da pandemia acelerou um processo que já estava em curso no Estado. O lançamento do portal Goiás Digital  possibilitou que mais de 100 serviços fossem disponibilizados de maneira totalmente on-line. Além de facilitar o acesso dos cidadãos aos atendimentos estaduais, o programa contribuiu com o momento de isolamento social.

O Goiás Digital ainda permite o acesso ao portal do Governo Federal, graças à adesão do Governo de Goiás à Rede Gov.br, que disponibiliza serviços da União digitalmente. O sistema oferece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. 

Os atendimentos presenciais estão sendo retomados gradativamente, seguindo protocolos de segurança que protejam servidores e usuários. A implementação de agendamento prévio para realização dos serviços, por exemplo, foi uma das ferramentas utilizadas para que os cidadãos tenham acesso aos atendimentos de maneira segura, sem aglomerações ou esperas desnecessárias.

A Secretaria da Administração, em parceria com os demais órgãos do Estado, tem se debruçado nas soluções rápidas e eficazes que lidime uma das principais diretrizes encampadas pela gestão do governador Ronaldo Caiado: transformar e democratizar o acesso do cidadão aos serviços públicos. 

Secretaria da Administração de Goiás (Sead-GO)

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