Sead entrega certificações e titular da pasta enaltece servidores: "Referências no serviço público"

Solenidade contemplou primeiros colaboradores a cumprirem as atividades dos quatro módulos da Certificação de Compras Públicas. Evento também contou com lançamento de novo programa: o Capacita Compras

A Secretaria da Administração (Sead) realizou, na manhã desta quinta-feira (06/01), a solenidade de entrega da certificação do Programa de Compras Governamentais, na prédio da pasta localizado no setor Universitário. A solenidade contemplou oito servidores estaduais, dos 15 aptos, que completaram os quatro módulos da capacitação. O secretário da Administração, Bruno D’Abadia, afirmou aos diplomados que eles se tornam referência para o desenvolvimento do serviço público. “Que todo o Estado possa entender a importância de trilhar o caminho que vocês trilharam”, pontuou.

“A área de compras, contratos e logística do Estado nunca recebeu a atenção que deveria nas administrações passadas. O que nós conseguimos reunir, desde 2019, foram pessoas imbuídas no mesmo propósito: transformar essa área”, enalteceu o secretário. Bruno D’Abadia parabenizou os servidores certificados pelo comprometimento em buscar qualificação e enfatizou que eles se tornam também agentes de difusão do conhecimento. “Vocês são multiplicadores, agora. Vão incentivar as pessoas a se capacitarem, a concluírem a certificação, pois o processo não acaba por aqui. Regulamentar toda a Nova Lei de Licitações e finalizar o nosso sistema [de Compras, que está sendo desenvolvido no Estado] são desafios gigantescos. Temos ainda a meta de certificar os mais de 500 servidores que atuam na área em um curto espaço de tempo.”

Para obter a certificação, os servidores cumpriram carga horária de 180 horas, passando por formações dos quatro módulos do programa: 1) Formação Básica; 2) Formação em Pregão; 3) Formação em Gestão de Contratos; 4) Formação Complementar. O conjunto de capacitações oferecidas pela Escola de Governo articula o conhecimento em assuntos relacionados a aquisições, contratações e atividades congêneres na Administração Pública. As formações do Programa de Certificação em Compras Governamentais são oferecidas integralmente na modalidade a distância (EaD).

A superintendente da Escola de Governo, Roberta Costa, enumerou os desafios enfrentados para a construção do programa. “No início de 2020, quando estávamos com toda a certificação presencial pronta, fomos surpreendidos pela pandemia. Tivemos que rever, redesenhar tudo, depois veio a Nova Lei de Licitações. Foram vários percalços no caminho. Hoje, este evento, é sinal de que valeu a pena”, afirmou. Ela enfatizou que a Escola segue parceira da Superintendência de Compras para a oferta do novo programa, o Capacita Compras. 

Ândrei de Paula, superintendente Central de Compras Governamentais e Logística, também reforçou a importância de que cada vez mais servidores procurem os cursos de capacitação, ressaltando a criação do novo projeto, que expande os produtos disponíveis para além da qualificação, criando uma rede de interação voltada para desenvolvimento e atualização do conhecimento. O superintendente avaliou ainda que os colaboradores diplomados nesta quinta entenderam a necessidade de reestruturação da área. Gerente de Aquisições Corporativas da Sead, Deyse Lucidy explicou que esse é o propósito do Capacita Compras e que o principal objetivo de 2022 é capacitar, até o meio do ano, os 580 servidores estaduais que atuam com compras governamentais. A subsecretária de Gestão Pública, Lara Borges, também acompanhou a solenidade.

Aprendizado

Uma das diplomadas durante a solenidade, Jéssica Beatriz Teixeira de Souza, que atua na área de Compras da Secretaria da Economia, acredita que a qualificação e os cursos que fez para cumprir os módulos do programa contribuem para a entrega de uma atuação mais transparente e eficiente. “Depois da certificação, consegui enxergar de maneira mais ampla, todo o trabalho do Estado, não apenas na área de compras”, afirmou. 

Jéssica avaliou que, no dia a dia, tem usado o aprendizado adquirido, na prática. “Estamos em uma força-tarefa para que todos concluam e para que possamos entregar o melhor trabalho possível. Na nossa área, essa certificação é muito importante, pois o Estado precisa contratar e esses processos precisam ser eficientes”, completou a servidora. 

Secretaria da Administração - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.