Ações do TransformaLAB em 2021 envolveram mais de 40 órgãos estaduais

Laboratório que atua na promoção da gestão integrada e simplificada do Estado de Goiás promoveu Jornadas de Transformação junto às pastas estaduais e o fortalecimento de rede de servidores públicos

A consolidação da Rede de Transformação do Estado de Goiás, que conta hoje com mais de 300 servidores públicos de todos os órgãos e entidades estaduais, está entre as principais realizações do Laboratório de Transformação da Gestão e dos Serviços Públicos (TransformaLAB) da Secretaria da Administração (Sead). Ela foi uma entre as metas alcançadas a partir da realização de diferentes iniciativas. Desde 2019, foram realizadas oficinas de transformação, ações de apoio técnico e capacitações que envolveram a participação de mais de 40 órgãos e entidades estaduais. 

Entre as principais iniciativas do TransformaLAB neste ano, é possível destacar também, pelo menos, outras três ações importantes para o processo de simplificação e evolução da gestão estadual. Em 2021, o laboratório atuou ativamente na gestão e governança do programa Expresso; elaborou o Pacote de Solução em Gestão por Processos, com a criação do e-book Diretrizes de Gestão por Processos e do Repositório Central de Processos; e lançou o Pacote de Soluções em Governança Pública, com a criação do e-book de Gestão Administrativa. 

Outra demanda conduzida pelo laboratório foi a realização de uma série de atividades voltadas à otimização da Carta de Serviços do Estado de Goiás. Este produto catalogou todos os serviços públicos de atendimento fornecidos pelo Estado, totalizando mais de 700 serviços disponíveis no Expresso, com o objetivo de facilitar e unificar o acesso do cidadão na busca pela solução de suas demandas.

Além disso, também foram realizadas Jornadas do Expresso junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), visando a digitalização e a simplificação dos serviços destes órgãos. O laboratório atuou ainda na simplificação de outros atendimentos públicos de alto impacto social na Secretaria de Estado da Saúde (SES) e na Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

Para o ano de 2022, o TransformaLAB conta com rol de mais de 30 soluções para continuar apoiando os órgãos e entidades na melhoria da governança pública, na gestão de projetos, na gestão de processos, na inovação da gestão e, também, na simplificação e na avaliação de serviços do Expresso

A superintendente Central de Transformação da Gestão Pública, Vânia Marçal Bareicha, atribui ao TransformaLAB a missão de melhorar constantemente a atuação da administração na condução de suas políticas públicas, conectando inovação, governo e cidadão.  “O objetivo principal é instituir e fortalecer uma rede de servidores interessados em realizar iniciativas de transformação nos contextos dos órgãos estaduais. Por meio das Jornadas, a Sead tem apoiado as entidades no entendimento dos seus problemas, na viabilização de soluções e na adoção de boas práticas. O auxílio mútuo entre os agentes públicos otimiza a gestão e, consequentemente, realizamos mais entregas à população”, pontuou. 

Laboratório

O TransformaLAB é vinculado à Secretaria da Administração (Sead) e foi instituído pelo Governo de Goiás por meio da Lei Estadual n° 20.846, em 02 de setembro de 2020. A proposta visa promover melhorias constantes na prestação de serviços públicos em Goiás, bem como alcançar soluções criativas para os desafios encontrados na implementação de políticas públicas.

Secretaria da Administração - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.