Image
Image
Image

Programa de Acolhimento ao Servidor - PAS

Diante da incerteza gerada em situações de emergência e de distanciamento social, o PROGRAMA DE ACOLHIMENTO AO SERVIDOR - PAS consiste no oferecimento de apoio psicossocial aos servidores do Poder Executivo, com o objetivo de ajudá-los a superar o mal estar emocional, oferecendo alternativas, para lidar com o contexto atual.

O PAS está organizado em três frentes de atuação, interligadas e complementares, visando à interação com os servidores de forma educativa e acolhedora, podendo direcioná-los à rede de atendimento psicoterápico, quando necessário.

Na frente 1 do PAS são executadas ações psicoeducativas, iniciadas a partir de maio, que consistem na realização de lives, divulgação de vídeos e posts, todas veiculadas e disponíveis nas redes sociais da Sead e da Escola de Governo e ao final desta página.

Nas frentes 2 e 3 do PAS serão realizados os atendimentos diretos aos servidores.

A frente 2 será o primeiro e mais amplo nível de atendimento, dedicado ao acolhimento da demanda espontânea, na qual serão oferecidos os cuidados psicológicos iniciais, com escuta empática e apoio emocional, tendo duração prevista de até 30 minutos de conversação. Nessa frente também será feita a triagem e, dependendo da necessidade de cada servidor, oferecido novo atendimento a ser agendado.

A frente 3 cuidará dos atendimentos agendados, após triagem realizada pelo atendente da frente 2, e será voltada ao apoio especializado para casos mais críticos, tendo duração prevista de até 50 minutos de conversação. Nas situações em que forem identificadas a necessidade de acompanhamento psicológico contínuo será feita a orientação para a rede externa (assistência pelo SUS e rede privada).

O acesso inicial aos atendimentos do PAS será feito pelo chat disponível nesta página e a conversação será realizada por videoconferência. Os atendentes estarão disponíveis de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Se precisar de ajuda, acesse o chat abaixo, no canto inferior direito, para conversar com nossos atendentes, será um prazer falar com você!