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Use a arte para renovar a esperança

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A arte, independente de como ela se manifesta, é um meio terapêutico. Você já prestou atenção como a música tem a capacidade de nos proporcionar momentos de maior harmonia? Ela acalma, nos anima... Ela altera nosso estado de humor e isso serve para pintura, escultura, poesia.

Que tal você utilizar a arte como assistência à sua saúde emocional? Mesmo que seja montando uma playlist para sua vida.

Tem alguma obra que te retrata? Conte para nós.

Comunicar bem é importante neste momento

Vivemos momentos onde as relações em casa estão mais estreitas devido ao isolamento social. E a comunicação é uma grande aliada para favorecer a minimização de conflitos e para estreitar laços.

Saber escolher as palavras de forma consciente, educada e sem julgamentos é algo muito importante ao dialogar e pode ser conquistado, aprendido.  Para isso, é indispensável verificar constantemente se o outro está entendendo a sua mensagem afim de desenvolver a capacidade de se expressar com palavras.

Não se esqueça: faça desse momento, mesmo que pareça difícil, uma experiência de aprendizagem!

Seja gentil

A arte de viver bem envolve apreciar, descobrir e valorizar as maravilhas que estão acessíveis a você. Ser gentil é agir de maneira amável e cordial no trato com os outros e consigo mesmo, o que ajuda na apreciação da vida.

Guardar mágoas, raiva é um caminho que provoca muita toxidade emocional afetando, inclusive, o corpo físico. E estudos comprovam que pessoas que praticam a gentileza aumentam o seu grau de felicidade. Isso porque a gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.

Já foi gentil com você ou com outra pessoa hoje?

O presente é o melhor lugar para estar

O caminho para resolver problemas é sempre dar um passo de cada vez, uma respiração por vez, um dia por vez.

Foque no hoje, não tenha pressa! A maioria das suas preocupações é proveniente de pensamentos e eles não são verdades absolutas. Tire o “e se...” dos fatos e lembre-se que você já passou por momentos difíceis antes, mesmo com desconforto você venceu!

Se possível, liste esses momentos. Pensamentos são informações, conteste-os.

Autocuidado

Evite pensamentos vitimistas. O isolamento não é uma punição e sim uma forma de preservação para o bem comum. Crie seu momento de autocuidado físico e mental. Movimente o corpo: dance, faça exercícios. Movimente a alma: medite, cante.

Faça o que você gosta. Evite o abuso de álcool ou drogas.

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